big-surf-alemao-nobmultisports

Big riders: como diminuir os riscos das ondas gigantes?

Um big rider é um surfista que aposta alto e busca as big waves, ou seja, as ondas com pelo menos 15 pés de altura (5 metros). Adrenalina alta, experiências incríveis e, claro, muito perigo envolvido a cada desafio.

Logo, antes de cair no mar é preciso além de preparo, muita orientação e cuidados para que tudo ocorra bem e você consiga curtir o mar. Pensando nisso, juntamos algumas dicas essenciais de como diminuir os riscos em ondas grandes. Confere só:

A rotina de um big rider

Viajar o mundo atrás de um swell, esperar horas por uma única onda, competir em lugares incríveis como Havaí, México, Tahiti e Fiji. Uma realidade que, com certeza, não é para todo mundo, mas atrai o interesse de muitos curiosos.

Porém, por trás de todo big rider há muito preparo, respeito pelo mar e a natureza e muita coragem de surfar ondas gigantes e perigosas. Nesta modalidade não há espaço para erros, porque por menor que ele seja, este pode ser fatal.

Não se engane, aqui nada é improvisado ou imprudente. Os big riders conhecem seus limites, conhecem as ondas, os riscos e apostam na sua habilidade de ir além e conquistar a recompensa de vencer uma onda gigante.

E como diminuir os riscos?

Bem, o risco é o que move esse atleta. É preciso ir além e se desafiar. Porém, com o cuidado de preservar a sua vida e ter conhecimento do que você está propondo para si mesmo, certo?

Treino

É claro, se você nunca surfou ou surfa ondas regulares, você irá precisar de muito treino nelas antes de simplesmente sair encarando ondas grandes. Além da habilidade física, há o lado emocional e psicológico da paciência, do medo, da adrenalina. É preciso estar preparado para o pior, saber o que fazer, como lutar e, principalmente, vencer dentro do pior dos cenários. Logo, treine sua mente e seu corpo. Ondas grandes exigem muito e é preciso saber lidar bem com elas.

Procure técnicas alternativas

Invista em yoga, meditação, alongamento, apnéia e técnicas de relaxamento. Lembra que falamos da importância de ter controle sobre a sua mente? Não é apenas dentro do mar, surfando, que você estará preparado para o desafio, também gigante, deste tipo de onda.

Segurança

Uma das melhores formas de reduzir os riscos de acidentes é apostando em acessórios de segurança qualificados. A tecnologia chegou na indústria dos esportes e propiciou o desenvolvimento de peças inteligentes e seguras. É o caso do colete de flutuação Nob Big Surf. O nosso colete foi desenvolvido sob o olhar de um big rider de respeito, Alemão de Maresias, mestre de ondas grandes, pilotagem de jet ski e segurança no mar. Este tipo de peça é a solução que você busca para se sentir seguro e prevenir riscos de vida dentro do mar.

Apostando na qualidade

Como nós explicamos, os equipamentos e acessórios são parte essencial do preparo do atleta para que tudo corra como o planejado. Aqui na Nob, nós apostamos nisto e colocamos todo esse desejo de vencer desafios em peças que refletem esta possibilidade.

É por isto, que somos pioneiros no desenvolvimento do primeiro colete específico para surf na remada em ondas grandes. Ele possui maior flutuação nas costas do que na parte frontal para não atrapalhar você na hora da remada.

Diferente de um colete inflável para surf (inflatable life jacket), o colete com flutuadores não depende de acionamento nem funcionamento de nenhum sistema, sua própria construção permite rápido retorno à superfície.

Aposte em quem entende e se sinta ainda mais seguro e pronto para surfar as ondas dos seus sonhos.