Onde velejar no Brasil?

Quem veleja é unânime: essa é uma experiência única e com gosto de liberdade. Aproveitar o sol, o mar e o vento e conhecer novos lugares inspira muitos amantes do esporte por aí. Aqui, no Brasil, inclusive o clima favorece quem ama velejar.

Mas, caso você esteja em dúvida e não saiba quais são os melhores destinos, nós vamos ajudar você. Listamos os principais locais no Brasil- e os mais bonitos- para viver grandes experiências no mar. Saiba quais são eles.

Ilhabela, no litoral paulista

Ilhabela é considerada a Capital da Vela e um dos destinos preferidos de quem mora em São Paulo, ou pela região, para velejar.

Lá existem condições perfeitas de vento e do mar e, por isso, há um calendário oficial de competições nacionais em Ilhabela. No local, é organizada anualmente a Semana de Vela, ou Ilhabela Sailing Week, considerada a mais importante da América Latina.

Baía de Guanabara, Rio de Janeiro

A segunda maior baía, em extensão, do litoral brasileiro, com aproximadamente 380 km² também é um ótimo lugar para velejar. Sua profundidade varia de 3 a 17 metros, conforme o ponto em que se encontra.

Foi neste local que ocorreram as competições de vela dos Jogos Olímpicos de 2016, onde mais de 300 atletas disputaram as medalhas. A Baía de Guanabara, no entanto, é bastante poluída o que é motivo de preocupação para quem vai praticar o esporte no local.

Florianópolis, Santa Catarina

Floripa é um dos points da vela no Brasil. Quem ama velejar costuma passar pela Lagoa da Conceição, na capital catarinense, e aproveitar sua ótima condição de vento para a prática do esporte. Sua condição geográfica de morros dos dois lados faz com que o vento se afunile, se intensificando e fazendo a alegria de velejadores de barcos e também de praticantes do Windsurf e Kitesurf.

Seja na Lagoa da Conceição ou nas diversas praias, sempre se consegue aproveitar um vista incrível enquanto se está na água.

Búzios, no Rio de Janeiro

Considerada um dos melhores destinos para a prática de esportes à Vela, as praias de Búzios costumam sediar campeonatos nacionais e internacionais.

Há opções para todos os níveis de atleta. Para quem está iniciando, as praias mais indicadas são as da Ferradura e da Tartaruga. Quem já possui experiência costuma frequentar as praias Rasa e Manguinhos.

Praias do Ceará

O Ceará possui ótimas condições para a prática de esportes à vela, devido a velocidade dos ventos. A região da Costa do Poente, onde destacam-se Cumbuco, Pecém, Taíba, Paracuru, Icaraí de Amontada e Jericoacoara, é conhecida por brasileiros e estrangeiros como alguns dos melhores lugares do mundo para a prática de Windsurf e Kitesurf.

Salvador, na Bahia

Quem geralmente está na capital baiana costuma frequentar a praia do Sesc, a 18 km do centro de Salvador, para velejar. Mas esta não é a única opção por lá. A cidade oferece praias menos urbanas, como Guarajuba.

Vitória, no Espírito Santo

Camburi, a única praia continental de Vitória, é considerada uma das melhores do mundo para a prática da vela. Ela possui 6 km de extensão e não tem formação de muitas ondas, o que colabora ainda mais. A praia de Camburi é sede de muitos eventos esportivos, inclusive de campeonatos de velejadores.

Velejar é preciso

Antes de se aventurar por aí, lembre-se que para aproveitar ao máximo a experiência é necessário utilizar os equipamentos corretos. Conheça a nossa linha de produtos e acessórios para velejadores e caia no mar sem preocupação.

A segurança é uma das prioridades na hora de realizar qualquer esporte, por isso você pode contar com a Nob para ajudar você.