fernando-fernandes-adrenalina-e-inspiração-por-meio-do-esporte

Fernando Fernandes: adrenalina e inspiração por meio do esporte

Fernando Fernandes é um nome que você provavelmente já ouviu. Seja por sua trajetória na televisão aberta, como ex-BBB e apresentador, seja como modelo ou, claro, como atleta paralímpico. Sua história motiva, inspira e abre novos caminhos, além de mostrar a força e importância do esporte na vida de qualquer pessoa.

A Nob foi a marca escolhida por ele para desenvolver soluções personalizadas que o levam em segurança para o mar. Seja qual for o desafio que ele decidir viver. Por isso, vamos contar um pouco mais sobre essa história, sobre as possibilidades que o esporte oferece e como aproveitá-las da melhor maneira.

Fernando Fernandes: quem é?

Como atleta, algo que sempre fez parte da sua vida, Fernando tem uma longa lista de conquistas. Ele é tetracampeão mundial, nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012, também tricampeão panamericano, tetracampeão sul-americano e tetracampeão brasileiro de paracanoagem.

No entanto, a dedicação e profissionalismo que isto representa em sua vida é reflexo d e acontecimentos que mudaram seus planos. Foi após o acidente de carro que sofreu em 2009, o deixando paraplégico, que Fernando viu no esporte a inspiração que buscava para a nova vida que surgia.

A partir daí, começou a treinar canoagem em Brasília, paralelamente ao seu programa de reabilitação, o que se mostrou ser uma grande paixão. Este foi o impulso para se dedicar e passar a competir profissionalmente dentro da modalidade.

Com esta nova realidade, Fernando Fernandes também apresenta o quadro Sobre Rodas, do Esporte Espetacular, da Rede  Globo. No Canal OFF também apresenta o “Além dos Limites”, onde leva ainda mais longe suas histórias, desafios e inspirações.

Parte disto tudo, o atleta conta também em seu livro biográfico chamado “Inquebrável”, que foi escrito em parceria com o jornalista Pablo Miyazawa.

Se reinventando através do esporte

A história de Fernando é semelhante a de diversos de brasileiros. No entanto, aqui, o esporte foi a alavanca para que o atleta pudesse se reinventar e viver através de uma nova perspectiva. A paracanoagem foi a porta de entrada, mas Fernando encara os mais diferentes desafios.

A modalidade é disputada em águas calmas e, normalmente, em distâncias entre 500m e 200m por pessoas com deficiência física. De acordo com a Confederação de Canoagem, outros tipos de deficiência também podem praticar, porém apenas como forma de exibição.

A paracanoagem oferecer, a partir do caiaque, liberdade de locomoção e igualdade de condições. Afinal, o desempenho técnico e físico depende diretamente do atleta. O esporte ainda permite adaptações que possam auxiliar na prática, desde que não influencie na velocidade da embarcação.

Esta é uma excelente opção para quem busca o esporte como a porta de entrada para uma nova realidade. Assim como para o Fernando Fernandes, que hoje desafia seus limites em outras modalidades e mostra resultados incríveis, como no kitesurf, por exemplo.

No kite, o esporte conta com uma pipa, que usa a força do vento, e uma prancha, para suporte dos pés. A pipa é presa na cintura juntamente com uma barra que a ajuda a ajustar e orientar a direção. No caso dele, foi desenvolvido um assento na prancha para praticar a atividade.

Uma ponte entre você e o mar

Antes de iniciar uma atividade no mundo do esporte profissional paralímpico é preciso tomar algumas precauções. A primeira é o desenvolvimento físico e preparo do seu corpo para esta atividade. A segunda é contar com o apoio de profissionais que entendam as suas limitações físicas e possa auxiliar na sua adaptação e ensino da prática.

Há também a necessidade de acessórios e equipamentos de segurança que sejam produzidos especialmente para a sua realidade. Por isso, somos parceiros do Fernando Fernandes e sempre criamos soluções para os desafios que ele realiza.

Empregamos todo o nosso conhecimento e nossa tecnologia em peças desenhadas para ele. Isto quer dizer,  com a personalização e adequação que o corpo dele pede.

Nós na Nob fabricamos diversos tipos de equipamentos projetados especialmente para te ligar ao mar, ao esporte e toda adrenalina que vem junto.