Bruno Fontes em busca da sua 1a medalha em Jogos Pan-Americanos. Foto: Gabriel Heusi/ND – ©2018_Gabriel_Heusi

Com 5 medalhas de ouro, a delegação da Vela no Pan-americano de Lima fez história no quadro de medalhas. As regatas realizadas na baía de Paracas, 250km de da capital Lima, foram de ventos muito favoráveis para os velejadores brasileiros.

As primeiras medalhas de ouro vieram por antecipação, um dia antes da Medal Race com as duplas de 49er Gabriel Borges e Marco Grael e na 49er FX e com as campeãs olímpicas Kahena Kunze e Martine Grael, que na edição passada haviam levado a prata. Outro velejador que garantiu medalha por antecipação foi Matheus Dellagnelo, que já estava garantido no pódio um dia antes da Medal Race (regata valendo medalha) e acabou faturando mais um ouro para o Time Brasil pela classe Sunfish.

Na classe Laser Standard, nosso Atleta da Nob Multisports Bruno Fontes faturou uma prata recuperando uma colocação na Medal Race em tom de despedida da classe e competições de alto nível, visando agora a carreira de técnico da equipe de Vela Olímpica Chinesa, fechando de maneira brilhante uma carreira de longos 20 anos de competições mundiais, nacionais, rotina de treinos e os Jogos Olímpicos de Pequim e Londres.

Na classe RS:X (prancha à vela, ou windsurf) Patrícia Freitas completou um belíssimo tri-campeonato levando mais uma vez a medalha de ouro nos jogos pan-americanos, mostrando ser uma forte candidata a medalha em Tokyo 2020.

Na nova classe olímpica Formula Kite (Kitesurf Foil), o Atleta Bruno Lobo garantiu o primeiro ouro em jogos pan-americanos da história da classe, com regatas muito consistentes.

Também levaram medalhas os velejadores Cláudio Biekarck, Gunnar Ficker e Isabel Ficker da classe Lightning (prata), Juliana Duque e Rafael Martins na classe Snipe (bronze) e Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino da classe Nacra 17 (bronze). O Brasil teve representantes em todas as onze classes em disputa em Lima. Só não conquistou medalha em duas delas.

Vale citar que a maioria destes velejadores (Marco Grael, Matheus Dellagnelo, Bruno Fontes, Patrícia Freitas, Bruno Lobo, Samuel Albrecht e Gabriela Nicolino) usam com frequência os coletes Nob Multisports Sailing Pro e Vela Flex 2. Somos gratos de ter como parte fundamental do processo de desenvolvimento atletas de ponta que usam nossos produtos e nos dão o feedback necessário para irmos além do tradicional existente no mercado.